Ontem os Estados Unidos sofreram mais uma (aparente) tentativa de ataque, por parte de elementos desconhecidos.
A Agência Nacional de Segurança (NSA) foi alvo de entrada forçada na sua sede, em Fort Meade, Maryland.
O cenário baseou-se na tentativa, por parte de dois elementos do sexo masculino vestidos de mulheres, de entrada no perímetro da Agência. A ocorrência sucedeu perto de um dos portões principais, ao que os indivíduos forçaram a entrada com uma viatura , mesmo após os avisos por parte da segurança da Agência para parar. Quando o veículo acelerou contra uma viatura da polícia, que se encontrava a bloquear a estrada, os policiais abriram fogo, resultando da situação um morto e dois feridos, sendo um deles um elemento da polícia.
A porta-voz da agência, Mary Doyle, refere que não existem certezas se a tentativa dos elementos, seria de facto chegar ao edifício da NSA, uma vez que o portão de acesso permite a ligação a outras agências e campus. Desta forma é impossível para já atribuir alguma ligação entre o acontecimento e qualquer actividade terrorista.
A NSA é o elemento responsável pela produção de INTEL DE âmbito interno, tal como o SIS em território português.
Recentemente, no âmbito das declarações proferidas por Edward Snowden, a NSA foi catapultada para a ribalta pelas piores razões. As suas competências no âmbito da espionagem foram aplicadas de forma ilegal, proporcionando a realização de escutas não autorizadas e fora do âmbito dito "normal" e o acesso a informações pessoais através do programa PRISM.
O programa PRISM, de uma forma bastante concisa, é um programa cuja missão é vigiar a monitorizar toda a actividade de telecomunicações. No âmbito da sua actividade, é executado o acesso o monitorização de telefonemas, informações bancárias, actividade nas redes sociais e internet, mail, Skype e qualquer outro tipo de informação que seja colocada on-line.
Foram identificadas inúmeras empresas como colaboradoras deste programa, apesar da sua negação, e que aparentemente fornecem dados dos utilizadores, assim como autorizações para aceder a chamadas de vídeo inclusivé. Entre elas enumeram-se as seguintes:
- Microsoft;
- Yahoo;
- Google PalTalk;
- Facebook;
- Skype;
- Apple
A problemática associada à utilização de dados indevidamente e à espionagem, não é, contudo, uma questão actual. Já em 1998, a NSA foi alvo de "indiciações" no âmbito do seu programa ECHELON.
Em Setembro de 1998, a Comissão Europeia, em conjunto com o Parlamento Europeu, apresentou um conjunto enumerado de documentos que indicavam actos de espionagem política, envolvendo os EUA, Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, através da utilização deste sistema.
A finalidade passava pela realização de escutas e acesso a mensagens, e-mails, entre outros. Para tal, o sistema socorria-se de inúmeros satélites, cuja quantidade é desconhecida, que decifrariam milhares de mensagens por hora, actuando com base em palavras-chave que pudessem condicionar a segurança Norte-Americana.
Criado na década de 70, era um sistema que actuava na anonimidade, até que durante a administração de Bill Clinton, os EUA foram forçados a admitir a sua existência.
As informações sobre o ECHELON são das mais diversas, acusando e desculpando acções em que a ausência de provas concretas permite este alimentar de "teorias da conspiração". A verdadeira questão recai sobre a real necessidade dos Estados se defenderem contra acções externas, que podem prejudicar os interesses nacionais. Esta necessidade acaba por remeter para a necessidade de estabelecimento de fronteiras, em que a invasão de privacidade é aceitável perante um bem maior, ou quando é que atinge parãmetros que ultrapassam a necessidade securitária das nações.
- http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/03/base-militar-de-fort-meade-tem-tiroteio-nos-eua.html
- http://www.theguardian.com/us-news/2015/mar/30/nsa-headquarters-gate-fort-meade
- http://www.ionline.pt/artigos/mundo/tiroteio-junto-entrada-da-nsa-provoca-morto-dois-feridos
- iscte.pt/~apad/ACED/textos/ECHELON.doc
- http://www.heise.de/tp/artikel/6/6929/1.html
- http://masporquecara.blogspot.pt/2013/09/o-programa-de-espionagem-mundial-prism.html
- http://pplware.sapo.pt/informacao/prism-o-sistema-americano-que-regista-tudo-o-que-fazemos/
- http://www.infoescola.com/informatica/prism/
- http://www.publico.pt/mundo/noticia/espionagem-dos-eua-tem-acesso-directo-a-informacao-de-utilizadores-da-internet-1596718
- https://artedeomissao.wordpress.com/2013/11/07/o-programa-prism-da-nsa-espiam-em-segredo-utilizadores-da-apple-google-e-outros/