sexta-feira, 24 de abril de 2015

Exercício testa Very High Readiness Joint Task Force da NATO

A NATO completou os primeiros exercícios militares da sua nova força de reacção rápida, no dia 9 de Abril. O exercício "Noble Jump" decorreu entre 7 a 9 deste mês, envolveu mais de 1500 militares e teve como objectivo, testar a capacidade de prontidão da nova força NATO, a Very High Readiness Joint Task Force (VJTF), que se destaca pela capacidade de destacamento em 48 horas, após a recepção de ordem de movimento.
Por toda a Europa, países como a Croacia, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Lituânia, Noruega, Eslovénia, Polónia e Portugal, testaram a capacidade de resposta a ordens de alerta de nível NATO. 
Durante o exercício chegaram mesmo ao nível de serem destacadas tropas checas e holandesas, para aeroportos, prontos para embarcar, independentemente do destino.
Esta realidade é a consagração do que a NATO hoje em dia representa. Um bastião renovado, face às novas ameaças transcontinentais do séc. XXI.


NATO military planners have been working tirelessly to enhance NATO’s Response Force and implement the Very High Readiness Joint Task Force, and today our progress is manifested in the rapid deployments we see happening in locations across the Alliance,”
 “These measures are defensive, but are a clear indication that our Alliance has the capability and will to respond to emerging security challenges on our southern and eastern flanks,”. 

Supreme Allied Commander Europe, o General Philip Breedlove


Nos últimos meses a NATO tem vindo a desenvolver os conceitos associados à nova "força ponta de lança", pelo que o Exercício Noble Jump destacou-se por ser a primeira vez em que, as unidades de reação rápida foram fisicamente destacadas, numa perspectiva de resposta a ordens de movimentos, enquadradas na aplicação da VJTF.
Este género de exercícios permite o desenvolvimento de um processo de aprendizagem, que permite à NATO identificar, tanto os aspectos positivos, como os negativos, na aplicação das forças de reacção rápida. Assim sendo, é possibilitado um refinar de capacidades de resposta , que através do treino, permitirão a prossecução de um nível avançado de proficiência.


Militares Checos do 43º Batalhão, da 2ª Companhia, de Páraquedistas, aguardam para carregar o equipamento num contentor de transporte marítimo. 


No dia 7 de Abril, a 11ª Brigada Aérea, na Holanda, e a 4ª Brigada de Reacção Rápida receberam ordens para, rapidamente, se prepararem para serem destacadas, tanto militares como equipamento. Nas horas que se seguiram, Holandeses e Checos convocaram as suas tropas às Bases, realizaram planeamentos de movimento, realizaram briefings, prepararam e verificaram equipamento, armamento, abastecimentos e veículos.


"The lead troops were able to move in under eight hours, with all elements moving in under 48 hours, so our initial impression is we are very pleased with the results,”

Responsável pela VJTF, o Coronel Mariusz Lewicki



"So far we are satisfied, our men and women responded well to the alerting and we managed to send off the first troops as scheduled. We are sure that we will be able to meet our goals, which were to move all troops and equipment within 48 hours,” 

 Comandante da 11ª Brigada Aérea Móvel Holandesa, o Brigadeiro-General  Kees Matthijssen



Esta força NATO surge, face às alterações no âmbito da segurança e defesa, que se tem vindo a sentir por toda a Europa. Assim sendo, os dirigentes NATO, decidiram, na Cimeira de Gales, criar uma nova força NATO de reação rápida, com o objectivo de fazer face aos desafios que possam surgir na fronteira Sul e Este da Organização.
A Very High Readiness Joint Task Force irá incluir aproximadamente 5000 tropas terrestres, com apoio marítimo, operações especiais e apoio aéreo.



Militares Holandeses da 11ª Brigada Aérea Móvel, durante o exercício "Noble Jump"


O incremento de exercícios complexos e avaliações, alimentam o crescimento e o desenvolvimento, incorporando a implementação do conceito associado à VJTF, no âmbito do Plano de Prontidão de Acção da NATO.
 Futuramente a NATO continuará a investir nestas acções de treino e simulação, ao que está calendarizado uma segunda parte do exercício "Noble Jump", de 9 a 20 de Junho, onde as forças da VJTF serão destacadas para a Polónia, assim como se encontra agendado o exercício Tridente Juncture 2015, que irá decorrer em Itália, Espanha e Portugal, entre as datas de 21 de Outubro e 6 de Novembro deste ano.




Sem comentários:

Enviar um comentário