domingo, 20 de setembro de 2015

Refugiados, quem é quem?


A crise dos refugiados promete ser uma temática que vem alterar os caminhos da história conhecida até à data. Dogmas que até "ontem" se julgavam ser incontestáveis, vêm agora ser colocados em causa, surpreendendo o mais comum dos europeus e rebatendo por completo o sonho da europeização. Alemanha, Hungria, Sérvia, Áustria, são exemplos do pensamento que corre hoje em dia na Europa: Proteger e apoiar mas com cuidado!
A postura com que se encara a questão dos refugiados é extremamente delicada. É urgente prestar apoio, cuidar e proteger as vítimas da Guerra, tal como previsto na Convenção das Nações Unidas sobre o Estatuto dos Refugiados, adoptada em 28 de Julho de 1951, que define que nenhum refugiado deverá ser "devolvido" ou expulso do país onde se encontra. Impera a necessidade de respeito pela condição humana e e defesa do próximo. Contudo, não obstante a postura proteccionista que a Europa (e o Mundo) deve adoptar, importa também não esquecer a componente de Segurança (Security) que deverá encontrar-se presente em todas as observações, comentários e decisões tomadas. A migração de milhares de pessoas tem influências notórias nas estruturas de uma sociedade estabilizada, que, quando não suportadas devidamente, poderão fragilizar essas mesmas bases, podendo provocar a sua "queda".  As ameaças que a globalização apresenta hoje em dia, correm o risco de suplantar os benefícios que oferece. O maior exemplo dessas ameaças é precisamente o Estado Islâmico. Um grupo de fundamentalistas, que em décadas anteriores não teriam conseguido mais do que o controlo regional, estão hoje em dia difundidos de tal forma,  pelo mundo, através dos comunicação social, que alcançaram a exposição internacional que procuravam, de modo a propagarem-se como um vírus. A importância desta questão deixou de residir na forma de actuação deste grupo extremista (essa toda a gente já viu como é que é), o que importa agora é analisar o presente, compreender a influência internacional que essas ações estão a provocar e desenvolver três linhas de acção:

- Como ajudar quem foge da Guerra?
- Como impedir a entrada de "falsos refugiados" nos países?
- Como acabar com a ameaça do Estado Islâmico?

Não se pode condenar quem defende o encerramento das fronteiras para nos protegermos de ameaças externas, da mesma forma que não se pode condenar quem procura ajudar e receber quem precisa de ajuda, procura aceitação e acima de tudo um novo começo.
O segredo desta resolução será encontrada precisamente no meio dessas duas questões: Como ajudar , sem nos prejudicarmo-nos?
Os serviços de informações portugueses já vieram demonstrar a preocupação na aceitação desmedida de refugiados, correndo o risco de perderem o controlo de quem sem encontra cá dentro. Por outro lado, os Estados Unidos iniciaram a inserção em território Sírio de setenta e cinco rebeldes sírios, com o objectivo de combater o Estado Islâmico, o que não deixando de ser necessário, poderá levar à recordação de anteriores decisões idênticas (o caso de Osama Bin Laden) em que o treino de elementos indígenas foi circunstancial, não sendo controlado posteriormente, culminando com o ataque às Torres Gémeas.
O que não pode ser aceite é o facto de a europa central fechar as portas enquanto os países limítrofes as abrem. Numa época em que os mais afetados pelos tentáculos da Troika lutam pelo renascimento, não podemos deixar de relembrar aos países que insistem em controlar o resto do território europeu que a crise afeta todos, e que em alturas problemáticas, aqueles que acenavam há bem pouco tempo com a bandeira europeia, não podem agora descartar responsabilidades e fechar-se sobre si próprios.
Como dizia Charlie Chaplin em "O Grande Ditador":

     "Vamos lutar para libertar o mundo e fazer desaparecer as barreiras nacionais, para fazer desaparecer a ganância, o ódio e a intolerância, 
           Vamos lutar por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso levarão à felicidade de todos,
           Soldados, em noma da Democracia, vamos-nos todos UNIR".


Sites consultados:

- http://www.noticiasaominuto.com/mundo/454042/rebeldes-treinados-pelos-eua-chegaram-a-siria-para-combater-o-isis
- http://www.noticiasaominuto.com/mundo/454017/cerca-de-dois-mil-refugiados-entraram-na-croacia-esta-noite
- http://www.acnur.org/t3/portugues/informacao-geral/o-que-e-a-convencao-de-1951/
- https://www.youtube.com/watch?v=3OmQDzIi3v0

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Novo Estatuto das Forças Armadas

Após um longo período de dúvidas, discussões e correcções, foi publicado o novo Estato das Forças Armadas, que vem reformular toda a génese militar conhecida até à data.
 


Fica o link para a ligação no Diário da República:

AQUI.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Exercício testa Very High Readiness Joint Task Force da NATO

A NATO completou os primeiros exercícios militares da sua nova força de reacção rápida, no dia 9 de Abril. O exercício "Noble Jump" decorreu entre 7 a 9 deste mês, envolveu mais de 1500 militares e teve como objectivo, testar a capacidade de prontidão da nova força NATO, a Very High Readiness Joint Task Force (VJTF), que se destaca pela capacidade de destacamento em 48 horas, após a recepção de ordem de movimento.
Por toda a Europa, países como a Croacia, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Lituânia, Noruega, Eslovénia, Polónia e Portugal, testaram a capacidade de resposta a ordens de alerta de nível NATO. 
Durante o exercício chegaram mesmo ao nível de serem destacadas tropas checas e holandesas, para aeroportos, prontos para embarcar, independentemente do destino.
Esta realidade é a consagração do que a NATO hoje em dia representa. Um bastião renovado, face às novas ameaças transcontinentais do séc. XXI.


NATO military planners have been working tirelessly to enhance NATO’s Response Force and implement the Very High Readiness Joint Task Force, and today our progress is manifested in the rapid deployments we see happening in locations across the Alliance,”
 “These measures are defensive, but are a clear indication that our Alliance has the capability and will to respond to emerging security challenges on our southern and eastern flanks,”. 

Supreme Allied Commander Europe, o General Philip Breedlove


Nos últimos meses a NATO tem vindo a desenvolver os conceitos associados à nova "força ponta de lança", pelo que o Exercício Noble Jump destacou-se por ser a primeira vez em que, as unidades de reação rápida foram fisicamente destacadas, numa perspectiva de resposta a ordens de movimentos, enquadradas na aplicação da VJTF.
Este género de exercícios permite o desenvolvimento de um processo de aprendizagem, que permite à NATO identificar, tanto os aspectos positivos, como os negativos, na aplicação das forças de reacção rápida. Assim sendo, é possibilitado um refinar de capacidades de resposta , que através do treino, permitirão a prossecução de um nível avançado de proficiência.


Militares Checos do 43º Batalhão, da 2ª Companhia, de Páraquedistas, aguardam para carregar o equipamento num contentor de transporte marítimo. 


No dia 7 de Abril, a 11ª Brigada Aérea, na Holanda, e a 4ª Brigada de Reacção Rápida receberam ordens para, rapidamente, se prepararem para serem destacadas, tanto militares como equipamento. Nas horas que se seguiram, Holandeses e Checos convocaram as suas tropas às Bases, realizaram planeamentos de movimento, realizaram briefings, prepararam e verificaram equipamento, armamento, abastecimentos e veículos.


"The lead troops were able to move in under eight hours, with all elements moving in under 48 hours, so our initial impression is we are very pleased with the results,”

Responsável pela VJTF, o Coronel Mariusz Lewicki



"So far we are satisfied, our men and women responded well to the alerting and we managed to send off the first troops as scheduled. We are sure that we will be able to meet our goals, which were to move all troops and equipment within 48 hours,” 

 Comandante da 11ª Brigada Aérea Móvel Holandesa, o Brigadeiro-General  Kees Matthijssen



Esta força NATO surge, face às alterações no âmbito da segurança e defesa, que se tem vindo a sentir por toda a Europa. Assim sendo, os dirigentes NATO, decidiram, na Cimeira de Gales, criar uma nova força NATO de reação rápida, com o objectivo de fazer face aos desafios que possam surgir na fronteira Sul e Este da Organização.
A Very High Readiness Joint Task Force irá incluir aproximadamente 5000 tropas terrestres, com apoio marítimo, operações especiais e apoio aéreo.



Militares Holandeses da 11ª Brigada Aérea Móvel, durante o exercício "Noble Jump"


O incremento de exercícios complexos e avaliações, alimentam o crescimento e o desenvolvimento, incorporando a implementação do conceito associado à VJTF, no âmbito do Plano de Prontidão de Acção da NATO.
 Futuramente a NATO continuará a investir nestas acções de treino e simulação, ao que está calendarizado uma segunda parte do exercício "Noble Jump", de 9 a 20 de Junho, onde as forças da VJTF serão destacadas para a Polónia, assim como se encontra agendado o exercício Tridente Juncture 2015, que irá decorrer em Itália, Espanha e Portugal, entre as datas de 21 de Outubro e 6 de Novembro deste ano.




quarta-feira, 22 de abril de 2015

Prorrogação da missão European Union Training Mission — EUTM Somália”

  

Portugal viu prorrogada até 31 de Dezembro de 2016, e devidamente publicada em Diário da República, a sua participação na missão missão militar “European Union Training Mission — EUTM Somália”, onde participa desde 2010.
Como missão, as forças portuguesas, têm por objectivo ministrar formação militar específica às forças somalis, especificamente na integração das actividades desenvolvidas pela "EUTM - Somália", assim como alertar para aspectos relacionados com a Force Protection e prevenção sanitária.
A decisão surge no âmbito da aprovação, pelo Conselho da União Europeia, da Decisão 2014/860/PESC, de 1 de dezembro de 2014, que prorrogou a sua Decisão 2012/173/PESC, até 31 de dezembro de 2016.
Manteve-se nesta decisão o cariz de formação militar da missão e apoio técnico, contribuindo assim para a criação e reforço das Forças Armadas Nacionais da Somália, sob tutela do Governo nacional da Somália, em consonância com as prioridades e necessidades desse país.


Sites consultados:

- http://defesanacionalpt.blogspot.pt/2010/07/eutm-somalia-inicio-da-missao.html
- https://dre.pt/application/conteudo/67030845

segunda-feira, 20 de abril de 2015

The power of photography

Fotógrafo: Brennan Linsley / Fonte: NBC News

 

Fotógrafo: jonerbam / Fonte: imgur.


Fotógrafo: Maciek Majewski / Fonte:  diandian.com

150227085745-06-parachutte-jump-022715-super-169
Fotógrafo: Jason Johnston / Fonte @CuriousMsMeg Twitter


Fotógrafo desconhecido / Fonte  imgur


Fotógrafo: Baz Ratner / Fonte:   Today.com


Fotógrafo desconhecido / Fonte:  theBrigade


Fotógrafo: Rick Shelton / Fonte:  500px


Fotógrafo: Lance Corporal Samantha L. Jones Photo/ Fonte:  Harvard.edu


Fotógrafo: Brad Dillon / Fonte: navsource.org 
 Foto tirada na Operação "Tempestade do Deserto" em 6 de Fevereiro de 1991.


Fotógrafo desconhecido / Fonte  imgur


Fotógrafo: Sgt. Christopher Johnston, US Army / Fonte:  army.mil


Fotógrafo: David Havenhand / Fonte: 500px


Fotógrafo desconhecido / Fonte : imgur


Fotógrafo: Michael Hall / Fonte:  top1walls


Fotógrafo desconhecido / Fonte  NBC News


Fotógrafo desconhecido / Fonte  pic2me.com


Fotógrafo:Michael Blalack / Fonte: defense.gov


Fotógrafo desconhecido / Fonte  offutt.af.mil


Fotógrafo: Reece Lodder / Fonte: dvidshub.net


Fotógrafo Desconhecido / Fonte: chosun.com


Fotógrafo: Ian Martens / Fonte: Lethbridge Herald


Fotógrafo: Oscar L Olive /  Fonte: Facebook


Fotógrafo desconhecido / Fonte:  imgur
 

Fotógrafo desconhecido / Fonte  imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte:  xcar.com.cn


Fotógrafo desconhecido / Fonte:  imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte:  ytimg.com


Fotógrafo desconhecido / Fonte:  imgur


Fotógrafo: Adrian Muehe / Fonte:  army.mil


Fotógrafo desconhecido / Fonte: chosun.com


Fotógrafo desconhecido / Fonte:  nocookie.net


Fotógrafo desconhecido / Fonte:  fencecheck.com


Fotógrafo desconhecido / Fonte:  imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte:  imgwykop.pl


Fotógrafo: Goran Tomasevic / Fonte:  new.163.com


Fotógrafo desconhecido / Fonte:  nevseoboi.com.ua


Fotógrafo desconhecido / Fonte:  52desktop.cn

Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: funnyjunk.com


Fotógrafo: Dallas Nagata / Fonte:  dnwphoto.com


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo: Scott Trebble / Fonte: popsci.com


Fotógrafo desconhecido / Fonte:imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: latimeblog.com.


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur


Fotógrafo desconhecido / Fonte: imgur

Fotógrafo: Dietmar Pohlmann.